quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

LIBERTADORES - O Timão está fora! (Parte 2)

No dia 6 de maio de 2010, eu coloquei uma postagem aqui referente à eliminação do Corinthians na Libertadores frente ao Flamengo.

Hoje, dia 3 de fevereiro de 2011, nem um ano depois daquela postagem, eu volto a escrever um texto sobre uma nova eliminação do Timão na atual edição da Copa Libertadores da América.

Bom, o fato é que ter 101 anos sem ter um mísero troféu do torneio já é bem difícil de o torcedor aceitar. Mas, em todo caso, todas as eliminações foram, por mais difíceis que pareçam, aceitáveis. Afinal cair diante de times como Flamengo, River Plate e até mesmo do arquirrival Palmeiras é algo que com o tempo o torcedor assimila. Isto é, até ontém.

Ontém o Corinthians escreveu uma das páginas mais vexatórias de sua história. A equipe não só perdeu pro limitadíssimo Tolima... o Corinthians foi, nos 180 minutos disputados, superado pela equipe colombiana, em todos os sentidos. Tudo isso ainda piora, porque se tratava da pré-Libertadores, fase que antecede a fase de grupos da competição.

E desta vez, diferente do ano passado, não há nenhum atenuante para a dor do torcedor. Em 2010, no dia da queda do Timão na Libertadores, eles ainda conseguiam esboçar algum sorriso diante da vergonhosa eliminação do Palmeiras diante do Atlético-GO na Copa do Brasil. Em 2011, entretanto, além de ter visto o seu velho sonho desmoronar mais uma vez, ainda teve que ver o Palmeiras assumir a liderança do Paulistão 2011.

Não há nada que console o torcedor fiel hoje. Porque além de tudo isso, eles foram obrigados a ver um time morto em campo, sem brio, sem poder de fogo. Ronaldo nada fez pra mudar isso. O técnico Tite menos ainda. Os costumeiros destaques da equipe Dentinho, Jucilei, Chicão e Jorge Henrique parecem nem ter viajado para a Colômbia. Ramirez, recente contratação, entrou para tentar ajudar, mas só piorou tudo: Foi expulso no primeiro lance em que participou. Fábio Santos teve uma estreia para se esquecer. O zagueiro Leandro Castán é ridículo. Alessandro deixou o bom futebol em 2010. Diante de tudo isso, o resultado não poderia ser outro.

E me recuso a rotular esta eliminação de "precoce", porque como eu já disse, o time nada fez pra mudar uma realidade que cresceu a cada minuto de jogo que passava. A eliminação não veio antes da hora, ela foi mais que merecida.

Enfim, restaram apenas duas competições para que o Timão tente se desculpar com a sua torcida. Ainda que eu acredite que isso seja difícil.

O Corinthians decidiu sepultar o seu ano em território colombiano. Desta forma, acabou mais uma vez a Libertadores para eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário