Outra lista galera. Desta vez o tema é futebol. Quem são os melhores jogadores em atividade atualmente no nosso território? Para mim são estes:
10º LUGAR - Ronaldo (Corinthians)
Quando chegou no Timão em 2009, no fundo, ninguém esperava muita coisa de Ronaldo. Para muitos, o jogador já estava em final de carreira, e vir para o Brasil seria mais uma tentativa de reerguer a sua até então decadente carreira. Seja isso verdade ou não, Ronaldo mostrou o porque ganhou o apelido de Fenômeno ao longo dos anos, se reafirmando como um dos melhores jogadores, chegando inclusive a ser cotado para defender a Seleção Brasileira na Copa de 2010. Porém isso não aconteceu, e desde então ele já não é mais o mesmo. O torcedor corintiano já sente que não é mais aconselhável a apostar todas as suas fichas no camisa 9. Ainda assim, ele é um dos jogadores de maior técnica no futebol.
9º LUGAR - Maikon Leite (Santos)
Desde 2008 (ano em que estreou no Santos) Maikon Leite já se mostrava um jogador promissor. Com dribles desconsertantes, velocidade e muita técnica, o jogador ganhou rapidamente a posição de titular na Villa Belmiro. Mas uma grave lesão no joelho o afastou por alguns meses dos gramados e Maikon Leite por muito pouco não caiu no esquecimento dos torcedores. Entretanto, neste começo de ano, o atacante vem mostrando que tem o dom natural de jogar futebol. Juntamente com Elano, é um dos grandes responsáveis por manter o Peixe na liderança do Campeonato Paulista 2011.
8º LUGAR - Kléber (Palmeiras)
Kleber chegou ao Palmeiras em 2008 e fez parte do elenco Campeão Paulista do mesmo ano. Com a sua raça, determinação e qualidade, o jogador ganhou o apelido de Gladiador. Em 2009, a torcida palmeirense teve que aceitar a sua ida ao Cruzeiro. Mas em 2010, (nós) os fanáticos pelo Verdão viram Kleber retornar ao Palestra Itália, lugar de onde, ele sempre deixou muito claro, nunca desejou ter saído.
7º LUGAR - Loco Abreu (Botafogo)
E não é que Loco Abreu conseguiu conquistar os torcedores alvinegros? O uruguaio, mais famoso em sua carreira pela irreverência, dentro e fora dos gramados, chegou com status de super contratação no Engenhão. E ele não ficou abaixo das expectativas: além de ser fortíssimo em jogadas aéreas, Abreu tem uma técnica refinada o que lhe dá a condição de referência no Botafogo. Participou da Copa de 2010 e protagonizou um dos lances mais famosos da competição, quando bateu um pênalti estilo "cavadinha" nas Quartas-de-Final contra Gana, que garantiu a classificação do Uruguai à próxima fase.
6º LUGAR - Fred (Fluminense)
Fred é um atacante dos quais o Brasil tem pouquíssimos: O 9 matador. O jogador foi revelado no América-MG, passou pelo Cruzeiro, depois pelo Lyon da França, até retornar ao futebol brasileiro, para o Tricolor. Aliás, Fred foi um dos grandes responsáveis por tirar o Fluminense do rebaixamento no Campeonato Brasileiro 2009, onde a equipe teve uma recuperação milagrosa. E para completar a já passagem vitoriosa pela equipe, no ano passado foi campeão brasileiro.
5º LUGAR - Victor (Grêmio)
O goleiro Victor é sem dúvida, o melhor goleiro que o Brasil tem à sua disposição. A grande prova é que o atleta já tem lugar assegurado na Seleção Brasileira de Mano Menezes. Victor começou a jogar no Paulista de Jundiaí, mas logo foi contratado pelo time portoalegrense. E não decepcionou: Muitas vezes, ele é quem garante um resultado satisfatório para sua equipe.
4º LUGAR - Montillo (Cruzeiro)
Montillo chegou ao time de Minas Gerais, para encabeçar a ascenção do Cruzeiro no Brasileirão 2010. É um jogador rápido, habilidoso e inteligente, criador de várias situações de gol. Além disso, tem extrema qualidade na hora de finalizar o lance. Entretanto, o seu bom futebol ainda não foi recompensado com um título, mas com certeza há uma enorme possibilidade disso. As prospecções cruzeirenses para a temporada 2011 são enormes.
3º LUGAR - Paulo Henrique Ganso (Santos)
Muita gente ficou revoltada com Dunga (que novidade!) porque o técnico não levou este novo gênio do meio campo para a Copa do Mundo 2010. Paulo Henrique, ou simplesmente Ganso, é um jogador cuja técnica transforma o futebol em arte a ser admirada e que enche os olhos não apenas dos santistas, mas dos torcedores do Brasil e além... Rumores apontam que a Inter-ITA está interessada no futebol do garoto. É uma das grandes promessas para a Copa do Mundo 2014 onde Ganso deve seguramente sustentar o número 10 em suas costas.
2º LUGAR - Neymar (Santos)
O garoto Neymar era a algum tempo uma incógnita. Dono de uma habilidade rara, o jogador ainda esbarrava na desconfiança de que caísse nos braços traiçoeiros da fama. E sim, em alguns momentos ele deu provas de que parecia ter deixado a humildade de lado. Mas de uns tempos pra cá, a grande estrela santista vem provando que pode sim jogar tudo o que sabe sem ser um alvo de críticas em relação a sua vida pessoal. Seja como for, o fato é que jogo a jogo, Neymar vem se revelando um craque de bola. Também é uma das grandes esperanças da Seleção Brasileira nos anos futuros.
1º LUGAR - Darío Conca (Fluminense)
Quem diria... em pleno território nacional, a grande estrela do nosso futebol é um argentino. Rivalidades a parte, Darío Conca é talvez o grande responsável pelo título brasileiro de sua equipe em 2010. Conca já mostrava ser um grande jogador quando atuava pelo Vasco. Entretanto, lá não podia atuar ao lado de jogadores que o ajudassem a demonstrar todo o seu potencial. Já no Fluminense, Conca esbanja genialidade com a bola nos pés. Quando ele está escalado, as possibilidades de vitória do tricolor carioca aumentam consideravelmente.
OBSERVAÇÃO.: Muitos podem achar um absurdo eu não colocar o Ronaldinho do Flamengo nesta lista. Mas isto se deve, ao fato de que o critério é o que os jogadores jogam e não ao que jogaram. Portanto, já que o camisa 10 ainda nem sequer estreou com a camisa do Mengão, não há como colocá-lo aqui.
OBSERVAÇÃO 2.: Ronaldo não é mais jogador profissional. Entretanto quando esta postagem foi publicada, ele ainda era. E por isso aqui ocupa a 10a colocação nesta lista. (Atualizado em 16/02/2011)
Nenhum comentário:
Postar um comentário