quinta-feira, 11 de março de 2010

ONTEM - Uma noite de muitos gols

Ontém, quarta feira, dia 10 de março de 2010, foi dia de futebol. Tivemos pela Libertadores, a participação de Corinthians e Flamengo, e na Copa do Brasil o "passeio" do Santos.

Começando com a Libertadores. Para encarar o Independiente de Medelín, o Timão viajou até a Colômbia, objetivando assegurar um simples empate contra o anfitrião. O jogo começou morno. E foi assim até mais ou menos a metade da primeira etapa, quando a equipe mandante começou a dominar a partida. Chegando muitas vezes a frente do goleiro Felipe, os atacantes do Independiente desperdiçaram inúmeras oportunidades - destaque para uma em que o centro-avante driblou tantas vezes a zaga corintiana que estava a menos de 50 cm do gol, e ainda assim conseguiu errar, porque chutou na mão do goleiro alvi-negro. Mais uma vez a equipe de Mano Menezes afundava na incapacidade de trocar bons passes ou de ao menos chegar com mais perigo. Para completar, o geralmente brilhante Ronaldo não estava numa noite inspirada. Parado em campo, o camisa 9 mal tocou na bola. E quando tocava, errava os passes que tentava. Quando Ronaldo vai mal, as chances do Corinthians diminuem consideravelmente. Então, o primeiro tempo acabou. O time do Parque São Jorge, ainda que jogando mal, estava assegurando o resultado desejado. Mas no segundo tempo, o Independiente abriu o placar de forma irregular. Após um cruzamento vindo da esquerda - e uma falha grotesca do personalista Chicão - Valoyes dominou impedido cara a cara com Felipe. O goleiro ainda encostou na bola, mas não foi o suficiente. E o pior de tudo é que o gol de abertura saiu numa hora incômoda e inoportuna: aos 30 do segundo tempo. Eu já considerava o Corinthians como o perdedor da noite. Então, Mano Menezes puniu a péssima exibição de Ronaldo, substituindo-o por Dentinho. E foi ele mesmo que resolveu. Com um canhão de fora da área, o atacante acertou o ângulo e salvou - mais uma vez - a pele corintiana. No final das contas, um belo resultado para o Timão, que se mantem na liderança de seu grupo.

O Flamengo teve que contar com os talentos de Vágner Love, para vencer o Caracas na Venezuela. Com dois gols do centro-avante - que começa a mostrar o seu potencial no time da Gávea, sob um pano de fundo mais tranquilo do que aquele visto no Palmeiras em 2009 - o Mengão também obteve a manutenção na liderança de seu grupo. O jogo terminou em 3x1 para os cariocas.

Hora de falar de Copa do Brasil. Ontém, tivemos 10 gols pelo torneio. Isso contando apenas um jogo... e pior ainda... contando só um time! O Santos não tomou nem conhecimento e atropelou o Naviraiense por nada mais nada menos que 10 a 0. O time do Mato Grosso do Sul, fez das tripas coração para segurar o placar de 1 a 0 no primeiro jogo... para chegar em Santos e nem levar perigo ao gol de Felipe. Com exibições de classe de Robinho, Neymar, Marquinhos e companhia, o Santos não só assegurou a vaga para a próxima fase, como se firmou também na Copa do Brasil, como um dos favoritos. Quem vai parar a equipe de Dorival Júnior? (Como torcedor palmeirense, eu espero que seja o Palmeiras, na próxima rodada do Campeonato Paulista, coisa que infelizmente eu não acredite que vá acontecer.)

Voltando a falar da Libertadores, agora a pouco, o São Paulo bateu o Nacional no Paraguai, por 2 a 0, com 2 gols de Washington - sempre ele! A dupla de ataque tricolor formada por Dagoberto e Washington é de colocar medo em qualquer adversário. Com passes precisos e concretizações eficientes, a ofensividade são-paulina é o primeiro setor da equipe a dar retornos satisfatórios a Ricardo Gomes em 2010. Estaria começando mais um ano de hegemonia no Morumbi? Honestamente, eu espero que não.

Na Libertadores, o Brasil está bem representado. Na Copa do Brasil, grandes duelos estão por acontecer. Tudo isso torna, as noites de quarta-feira extremamente agradáveis, porque depois de um longo dia de trabalho, temos a certeza que ainda temos uma boa partida de futebol pra acompanhar na televisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário