segunda-feira, 8 de março de 2010

OSCAR - "Guerra ao Terror" na frente

Pois é. Ontem foi um domingo com muitas coisas para falar, entre elas o Oscar e a rodada do paulistão.

Começando pelos Academy Awards, que é um assunto mais abrangente dentre as pessoas. Pois bem, fiquei até as duas horas da manhã ao lado do meu irmão vendo a cerimonia de entrega. Hoje acordei menos acabado pelo sono do que imaginei, portanto acho que valeu a pena. A cerimônia foi muito mais objetiva do que eu imaginava. Com os anúncios sem muitas delongas, o que extendeu o show até a madrugada foram os numerosos intervalos que quase me fizeram desistir e me entregar a tentação da minha cama. Mas eu e meu irmão, bravamente conseguimos!

Aliás, foi muito bom verificar que "Avatar" não seduziu os associados da academia, assim como ocorreu com o resto das pessoas. De 9 indicações que recebeu, foram 3 prêmios (Melhor Fotografia, Melhores Efeitos Visuais e Melhor Direção de Arte) o que é muito pouco para aquele que era considerado O Melhor de Todos os Tempos. E sinceramente fico satisfeito que isso tenha acontecido, porque serve de alerta aos chamados críticos, que de nada adianta "uma embalagem extremamente bem elaborada, se o conteúdo não for lá essas coisas". Não sei se as seis estatuetas que "Guerra ao Terror" faturou são merecidas - porque não assisti ao filme ainda. Mas gostei que tenha acontecido, para provar que "Avatar" está bem longe de ser o que muitos chamam de revolucionário, afinal a história - que pra mim é o que mais conta - não é nem um pouco original. Ah... E ficam aqui os meus parabéns para Katheryn Biggelow, ex-esposa de James Cameron, que se tornou a primeira mulher a ganhar o prêmio de Melhor Diretor. Além disso, com o seu filme "Guerra ao Terror" ainda ganhou o tão invejado Oscar de Melhor Filme.

Inclusive, foi muito bom ver "Up - Altas Aventuras" conseguir as duas premiações que imaginei que conseguiria (Melhor Animação e Melhor Trilha Sonora). A Pixar é com certeza a última palavra em computação gráfica. Aliás gostaria de chamar a atenção para a disputa de Melhor Animação que teremos no ano que vem. Dois gigantes vão se enfrentar. A Pixar vai ressuscitar o seu maior clássico, lançando "Toy Story 3" - que com certeza eu pretendo ver. E a DreamWorks responde a altura, entrando na disputa também com o seu personagem mais famoso e bem sucedido, já que "Shrek 4" pretende limpar a péssima impressão deixada por "Shrek Terceiro". Essa disputa com certeza vai ser muito boa e creio que não teremos um favorito, pois tratam-se de dois ícones da animação em 3D.

Também como imaginei, "Harry Potter e o Enigma do Príncipe" e "Sherlock Holmes" passaram em branco. Na verdade esses dois filmes foram indicados apenas para compor a lista. Nunca chegaram de fato a serem candidatos.

Gostaria de frisar aqui também, que minha curiosidade foi despertada para assistir "Preciosa", um filme do qual Rubens Evald Filho estava disparando elogios na transmissão da TNT, principalmente para a atriz Mo'nique, que ganhou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante.

Abaixo, você confere o link de todos os indicados e vencedores (em negrito) do Oscar.

INDICADOS E VENCEDORES DO OSCAR

A dupla de apresentadores foi muitíssimo bem escolhida na minha opinião. Alec Baldwin e Steve Martin deram um show de humor, o que foi muito importante para que eu combatesse a sonolência.

Sem muitas surpresas, o Oscar 2010 foi um espetáculo agradável de se assistir. Da decoração até a essência, a cerimônia provou que o cinema é com certeza a arte mais atraente e charmosa da qual nós temos acesso.

2 comentários:

  1. Cara, como foi difícil assistir até o final, rs...
    Mas só porque acabou mto tarde (o que me deixa sob efeito de sono atrasado até agora, dois dias depois, rs), não porque a cerimônia tenha sido ruim, ao contrário, eu concordo com meu caro Henrique que foi muito boa... nada contra apresentadores anteriores (dentre os quais, se não estou enganado, estão Chris Rock, a interminável Whoopi Goldberg e Hugh Jackman), mas Steve Martin e Alec Baldwin foram muito bem, com um humor sagaz e não-apelativo. Vou parar por aqui, só concluindo que os resultados do Oscar foram, até onde li e ouvi, justos (finalmente!).

    ResponderExcluir
  2. Esse é o meu irmão... eu tbem estou com o sono um pouco atrasado... mas fazer o que né... a 7a arte é muuito atraente... rssrs


    valeu por comentar aí!! ;)

    Bjoo

    ResponderExcluir